quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mychajlo relembra escândalo do Mar de Lama e fala sobre a intervenção do PMDB em Cubatão




Polêmico, autêntico e direto, Mychajlo Hajako Júnior foi o entrevistado do dia no Comunidade em Foco desta quinta-feira (25/10). Vereador eleito aos 25 anos de idade, o cubatense, herdou do pai ucraniano não só o nome de grafia estranha mas também o gosto pela política e a resistência a  ditadura contra a qual lutou em boa parte de sua vida pública.

Chegou a presidência da câmara, foi um dos constituintes, saiu ileso do maior escândalo de corrupção da cidade - o famoso Mar de lama, candidatou-se a prefeito em 1996 e atuou como secretário de educação no governo Clermont Castor. Além disso, foi o principal líder do PMDB na cidade desde os tempos em que o partido ainda era apenas o MBD contrapondo o Arena, militou pela sigla até a intervenção de seu diretório em 2011.

 Apresentando seu histórico e relembrando fatos políticos desde a época em que Cubatão era area de Segurança Nacional, Mychajlo colocou em pauta suas opiniões sobre o cenário atual, lamentou o enfraquecimento das instituições partidárias e o conflito intenso de interesses, além disso, criticou o partido pelo qual militou por muito tempo e disparou contra as duas principais siglas do país, PT e PSDB, tecendo duras críticas aos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.

Durante o programa,  o professor e também advogado contou detalhes do processo de intervenção do PMDB em Cubatão e confessou que a morte de Orestes Quércia enfraqueceu a sua relação com a executiva estadual.

De forma dura acusou a atual administração de tentar negociar cargos dentro do governo em troca do apoio partidário junto a seus correligionários, a resistência dos militantes segundo ele teria motivado a articulação política entre os mandatários do PT e PMDB culminando com a destituição da antiga diretoria municipal.

Oposicionista declarado, justificou o apoio na última eleição ao ex-prefeito Nei Serra com o qual travou inúmeros duelos na vida política e contou ter admitido sua não preferência ao próprio candidato. Sobre o pleito, fez uma rápida análise do resultado revelado nas urnas, e o  considerou uma aberração, mesmo reafirmando o respeito pela vontade popular.

Um dos principais articuladores da campanha do ex-secretário de saúde, Eduardo Paiva Magalhães, Mychajlo revelou a desilusão política do médico, alegando que a intervenção partidária seguida da perda de espaço dentro do PPS (Partido em que o grupo se filiou após a saída do PMDB), acabou com as ambições políticas do colega. 

Em tom critico classificou como "estelionato eleitoral" a promessa da atual prefeita de não nomear secretários ou cargos em comissão de outra cidade durante a sua campanha, embora não seja contra a prática acusou a gestora de fazer demagogia ao prometer uma postura e agir de forma diferente ao chegar ao poder.

Já aposentado, confessou não ter vontade de voltar a política mesmo se negando a deixar a cidade a não ser para as suas frequentes idas à Pedro de Toledo com destino a chácara da família. Lá segundo Halajko o homem de tantas histórias é apenas um agricultor cultivando suas hortaliças  e legumes.

NOTA DA PRODUÇÃO: Agendado para a entrevista desta quinta-feira, o vereador eleito pelo PSDB -  Ademário, contatou-nos no dia anterior por meio de sua assessoria informando que não participaria do programa em virtude de compromisos políticos na capital, porém comprometeu-se em estar presente no Comunidade em Foco na próxima segunda-feira (29/10).

Ouça na integra o programa desta Quinta-feira (25/10). *Para uma melhor audição clique em pausar ou abaixe o volume do link "OUÇA AO VIVO" na coluna à direita da página. 


Por Almir Junior 
* Ouça o Pgm. Comunidade em Foco de segunda a sexta-feira a partir da 9h/manhã em FM - 92,5 ou pela internet aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário