quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Wellington explica cancelamento do carnaval/2013 e destaca Cinema e novo Anilinas



Em pauta nesta terça-feira um assunto de extrema importância para a população, considerada uma das principais carências da cidade, a cultura foi tema do Comunidade em Foco que contou com a participação do atual secretário municipal responsável pala pasta, Prof. Wellington Riberiro Borges, da presidente do conselho da cultura Juliana Clabunde e da agente cultural Daniele Buruaem.

Um dos maiores desafios da atual gestão, a cultura é a algum tempo alvo de muitas críticas por parte dos cubatenses que devido à falta de espaços apropriados e programações de lazer  acabam  indo para outras cidades em busca desta atenção.

No programa, Juliana ressaltou o papel do conselho na busca pela participação popular na construção de políticas públicas, destacando a criação do fundo municipal de cultura como uma das grandes vitórias do movimento. A proposta do fundo visa arrecadar recursos que serão administrados por um comitê formado pela sociedade, o dinheiro será investido em setores considerados mais carentes, e essa decisão terá como base uma pesquisa feita pelo próprio grupo, a verba aplicada independe da administração pública e só pode ser revertida a projetos culturais.

O anúncio do fundo é oportuno em especial pelo momento financeiro que o município atravessa, com cortes em diversos setores e a começar pelos eventos da cultura, como aconteceu com o carnaval 2013. Sobre este assunto o secretário, Prof. Wellington Borges explicou a decisão da administração, apontando que em tempos de crise as prioridades não devam ser as festas, mesmo reconhecendo a sua importância. 

Interrogado sobre o número dos gastos divulgados com os festejos carnavalescos em 2011 para justificar o cancelamento (cerca de 2 milhões de reais), Wellington explicou que se somados os repasses as escolas de samba, 130 mil a cada uma delas, mais a estrutura gasta com a passarela do samba montada na Avenida Beira mar no Jardim Casqueiro orçada em cerca de 850 mil, aos eventos que abrem as comemorações como os concursos da rainha do carnaval a rainha Gay e o carnaval nos bairros, a soma pode ser até superior aos números revelados.


 O secretário preferiu não dar esperanças sobre as negociações entre vereadores, escolas de samba, blocos e prefeitura, e embora reafirmasse que está disposição dos grupos, disse não acreditar que será possível a realização em do festejo em 2013.

Welington falou ainda a respeito da construção de uma policlínica no prédio para o qual foi projetado o teatro municipal, disse haver um entendimento entre os técnicos da prefeitura de que esta tenha sido a melhor solução encontrada para o espaço e afirmou que todas as tentativas de arrecadação de recursos para o término do teatro foram esgotadas. Ressaltou a construção de um teatro no parque Anilinas e desmentiu a informação propagada por internautas nas redes sociais de que as salas do cinema teriam problemas acústicos e o áudio das salas teriam vazamento de um espaço para o outro.

Projetos de formação cultural e oficinas de capacitação também foram exaltados pelo secretário que citou eventos de pequeno porte realizados em pontos descentralizados como outro grande avanço de sua gestão a frente da pasta. Desconversou quanto a sua continuação no governo em 2013 e deu certezas de que os projetos iniciados por ele poderão ter continuidade por qualquer nome indicado pela prefeita Márcia Rosa caso não seja mantido na função.


Daniele Buruaem reforçou a importância da participação das comunidades nos projetos culturais e falou sobre a realização da edição de Novembro do Rap Day, evento voltado à valorização da cultura negra que envolve elementos do breack, como grafite e hip hop.

Já Juliana ao final do programa reforçou o convite à população para acompanhar das assembléias do conselho, se interar a respeito dos projetos desenvolvidos no município, participando de forma ativa da construção de novas políticas.

  
NOTA DA PRODUÇÃO: Agendado para a entrevista desta terça-feira, o ex-vereador e ex-presidente da câmara João Ivaniel, contatou-nos no dia anterior informando que não participaria do programa em virtude de compromissos pessoais, porém comprometeu-se em estar presente no Comunidade em Foco na próxima semana em data a ser confirmada.
 
Ouça na integra o programa desta terça-feira (05/11). *Para uma melhor audição clique em pausar ou abaixe o volume do link "OUÇA AO VIVO" na coluna à direita da página. 


Por Almir Junior 
* Ouça o Pgm. Comunidade em Foco de desta Terça-feira (06/11) a partir da 9h/manhã em FM - 92,5 ou pela internet aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário